FAQ

  • O SEEDES é o primeiro programa público de aceleração de startups no Espírito Santo. Leia mais.

  • ‘SEED’ é o acrônimo que reúne as iniciais da seguinte frase: Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development… ou, como utilizamos em bom português, Startups e Empreendedorismo Estadual em Desenvolvimento no Espírito Santo! Que nome grande né? Mas na verdade, o objetivo do SEEDES é bem direto: fomentar o desenvolvimento de empresas e ideias inovadoras!

    Seguindo a tradição das instituições do nosso estado, o ‘ES’ vem para complementar e formar o nome desse projeto que pretende movimentar o ecossistema de empreendedorismo e inovação do Espírito Santo.

  • O programa SEEDES é executado pela FAPES (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo), através da equipe do ELPI (Escritório Local de Projetos e Inovação)! 


    Conheça a equipe executiva clicando aqui.

  • A realização do programa se faz possível através de um investimento de R$ 5.5 milhões do Governo do estado do Espírito Santo, que se converterá em capital semente para as startups participantes e recursos para a execução do programa de aceleração. 


    Esse recurso provém do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec/MCI).

  • Recentemente, as definições de startup foram atualizadas pelo governo, com a sanção do novo Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador.

    De acordo com o texto do novo marco, são consideradas startups as organizações empresariais ou societárias com atuação na inovação aplicada a modelo de negócios ou a produtos e serviços ofertados. Essas empresas devem ter receita bruta anual de no máximo R$16 milhões e até dez anos de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Também precisam declarar em seus atos constitutivos que fazem uso de um modelo de negócio inovador em sua atividade. Para saber mais, é só clicar aqui e acessar a Lei Complementar!

  • Às vezes, empresas e negócios muito promissores acabam levando um tempo muito longo para ‘deslanchar’ e conseguir colocar seus produtos e serviços na rua! Isso, somado a problemas recorrentes como falta de capital e conhecimento para tocar um negócio, pode fazer com que grandes ideias, com potência para gerar mudança e impactar positivamente a sociedade, venham a ser abandonadas antes mesmo da sua estreia para o público.

    Pensando nisso, organizações com capital financeiro e intelectual para investir no desenvolvimento dessas startups criam programas de ‘aceleração’, iniciativas que se dispõem a dar suporte e educação às startups, para que essas possam crescer mais rapidamente (daí a palavra ‘acelerar’) e com saúde para prosperar no mercado.

    O SEEDES é um desses programas de ‘aceleração’ - o primeiro com recursos públicos - que visa estimular e movimentar o ecossistema capixaba de startups e inovação. É positivo para a economia capixaba, para a geração de empregos, para a visibilidade e atração de investimentos para o Espírito Santo a nível nacional e internacional.

  • O SEEDES é destinado a startups/ empresas com ideias, produtos e serviços inovadores que já estejam operando e amadurecendo, mas que precisem de recursos e suporte - de conhecimento e financeiro. É preciso estar disposto e disponível para participar de um programa de aceleração de 6 meses, em Vitória - Espírito Santo.

  •  O prazo de inscrições vai de 3 de junho a 2 de julho.

  • Para se concorrer e participar do SEEDES é preciso ter uma startup já em operação, com produtos e serviços disponíveis ao público. Negócios em fase de ‘ideação’ e desenvolvimento não podem participar do programa.

  • Não é preciso ser capixaba ou morador permanente do Espírito Santo para participar do SEEDES. Porém, para o período de aceleração, é exigido das startups que os membros da equipe inscritos no processo permaneçam no estado durante o programa.

  • A participação do processo seletivo do programa é gratuita.

  • Serão seis (6) meses de aceleração. Para conhecer melhor as etapas do programa clique aqui.

  • O SEEDES irá acelerar no máximo 30 empresas.

  • O SEEDES é um programa público, que visa estimular o ecossistema de empreendedorismo e inovação do Espírito Santo através da aceleração de startups. Acreditamos que o envolvimento com o programa pode trazer frutos e benefícios a diversas organizações, públicas ou privadas.

    Para tanto, orientamos entrar em contato com a nossa equipe pelo email comunicacao.seedes@fapes.es.gov.br para conhecer as possibilidades de engajamento!

  • O SEEDES é destinado a startups/ empresas com ideias, produtos e serviços inovadores que já estejam operando e amadurecendo, mas que precisem de recursos e suporte - de conhecimento e financeiro. É preciso estar disposto e disponível para participar de um programa de aceleração de 6 meses, em Vitória - Espírito Santo.

    O prazo de inscrições é de 3 de junho a 2 de julho.