Startup capixaba apoiada pela Fapes vence prêmio máximo do Web Summit Rio

08/05/2023 12h17

Jade Autism é a grande campeã do maior prêmio do Web Summit Rio! A startup capixaba, que promove educação inclusiva por meio da tecnologia, foi apoiada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), no Programa Centelha-ES I. Atualmente, a startup é acelerada pelo programa Startups e Empreendedorismo Estadual em Desenvolvimento no Espírito Santo (SEEDES).

O Web Summit Rio é realizado anualmente desde 2009 e, neste ano, aconteceu entre os dias 1º e 04 de maio, pela primeira vez fora da Europa. A cidade escolhida para sediar o evento foi o Rio de Janeiro e reuniu mais de 21 mil pessoas de 91 países e empresas de todo o planeta que estão redefinindo a indústria da tecnologia. O ponto máximo do evento foi a disputa de Pitch (curta apresentação para despertar o interesse de quem está assistindo sobre uma ideia, projeto ou negócio), que reuniu propostas de empresas em estágio inicial para uma 'batalha' ao vivo no palco.

Na disputa, a empresa capixaba Jade Autism foi a grande campeã concorrendo com outras 42 startups do mundo. O CEO da startup, Ronaldo Cohin, comentou sobre a premiação. “Foi uma competição com um nível muito alto. Foi ótimo para colocar as soluções da Jade à prova. Digo isso porque o propósito social da Jade tem uma importância ímpar, mas sozinho ele não se sustenta. Por isso, precisei apresentar com clareza os outros aspectos da empresa, mostrando nosso plano de negócios, modelo de expansão e o investimento que estamos fazendo em pesquisa e desenvolvimento, para criar novos produtos. Portanto, fiquei muito feliz com a vitória! Valeu muito a pena participar do Web Summit Rio”, afirmou.

O CEO também explicou como o apoio da Fapes foi importante para a trajetória da startup. “Foi de total peso os programas da Fapes, afinal a gente veio do Centelha. A gente passou no primeiro ciclo, de 2019 para 2020. E foi muito importante porque tivemos acesso ao conhecimento, à mentoria e a investimento, que é uma questão muito delicada, principalmente na fase inicial. Isso tudo foi alavancado agora de forma derradeira pelo SEEDES. Tudo isso foi apresentado, inclusive, no pitch final do Web Summit, que, com certeza, pesou na nota para ganharmos. Então, o impacto dos programas do Governo do Estado foi enorme. É total a responsabilidade e interferência do apoio da Fapes na conquista desse prêmio!”, disse Ronaldo Cohin.

O diretor-presidente da Fapes, Denio Arantes, falou sobre a trilha da inovação que a empresa ganhadora está percorrendo, por meio do Governo do Estado. “Nós começamos essa trilha em 2019, com o lançamento da primeira edição do Centelha-ES. A partir daí estruturamos a trilha da inovação para que o Governo do Estado ofereça apoio em todas as fases de uma startup. A Jade Autism é um grande exemplo de empresa que está colhendo frutos desse apoio e que começou com uma ideia dentro de uma instituição educacional. A partir dessa instituição educacional, a empresa recebeu o apoio do Centelha para, dessa forma, se estruturar e começar a desenvolver o produto. Agora, a Jade Autism é acelerada pelo Programa SEEDES, que é justamente o passo seguinte para se consolidar uma startup no mercado”, explicou Arantes.

O diretor-presidente da Fapes parabenizou a empresa e falou sobre a proposta de serviço que a startup oferece. “É uma proposta extremamente importante que tem que ser realmente valorizada. A Jade Autism chega no momento em que o mundo acorda para as neurodiversidades. Espero que, a partir deste sucesso, a startup possa acessar os próximos passos, isto é, acessar o Fundo Soberano e ter também o Flip para poder crescer e se desenvolver ainda mais. É um orgulho enorme para a Fapes participar do crescimento da empresa. Parabéns, Jade Autism!”, disse.

A startup Jade Autism

O aplicativo Jade Autism vem ajudando no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com atraso no desenvolvimento ou dificuldade de aprendizagem, por meio de jogos on-line. Criado em outubro de 2020 pela startup, que é situada em Vitória, o app pode ser utilizado no tablet, smartphone e computador. O produto desenvolve soluções terapêuticas e educacionais ‘gamificadas’, produzindo métricas de prognóstico geradas automaticamente para os terapeutas especializados, o que garante um tratamento e ensino mais eficaz. “Por meio de jogos de associação ou da memória, o Jade aprimora a cognição brincando”, conforme consta no site da empresa.

A empresa foi fundada em 2018, tendo em seu portfólio três tecnologias: Software Terapêutico, voltado à avaliação de pacientes autistas; Software Educacional, direcionado ao acompanhamento da aprendizagem de alunos autistas; e Autism Tracking, uma tecnologia para avaliação qualificada de uma hipótese diagnóstica. Foi por meio dos recursos do projeto Centelha que, no ano de 2020, a empresa aprimorou seus serviços com o desenvolvimento do aplicativo.

De acordo com o site, uma das finalidades do aplicativo é auxiliar educadores a desenvolver estratégias de ensino adaptadas a crianças autistas, considerando suas dificuldades e potencialidades. Mas os jogos também podem ser utilizados por crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Síndrome de Down. O app Jade Autism já foi utilizado por mais de 160 mil crianças de 180 países, mas o objetivo da empresa, segundo o CEO Ronaldo Cohin, é chegar aos 5 milhões de usuários em cinco anos.

O Centelha-ES

O Programa Centelha visa a estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no País. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operada pela Fundação CERTI.

No Espírito Santo, o Centelha-ES é executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) que já realizou duas edições. A primeira foi em 2019, quando o Espírito Santo foi recorde de inscritos, somando 3.556 ideias submetidas. Em 2022, foram 1.231 inscrições realizadas, alcançado recorde mais uma vez. 

O SEEDES

O Programa SEEDES — Startups e Empreendedorismo Estadual em Desenvolvimento no Espírito Santo — foi lançado em junho de 2022 pela Fapes e selecionou 30 projetos de startups de negócios variados, em fase de evolução ou operação. O programa disponibilizou até R$ 100 mil em recursos para cada projeto, além de seis meses de aceleração por meio de atividades de mentorias, capacitações, difusão, imersão e networking, desenvolvendo, assim, a mentalidade empreendedora de sócios do negócio.

Texto: Samantha Nepomuceno

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br