Programação do SEEDES agita ecossistema da inovação capixaba
A agenda do Startup e Empreendedorismo Estadual em Desenvolvimento no Espírito Santo (SEEDES) esteve bem completa. Na quarta-feira (29), pela manhã, aconteceu uma live em parceria com a Zendesk. O encontro foi aberto ao ecossistema, com transmissão no canal da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) no Youtube. O convidado Arthur Rozenblit abordou o tema “Como a experiência do seu cliente impacta o crescimento da sua startup”.
Lana Castro, gestora de comunidades do SEEDES, conta como foi. “De forma leve e tirando dúvidas dos participantes ao vivo, Arthur compartilhou sua experiência na Zendesk, além de trazer dicas e ótimos insights”.
Ainda na quarta-feira, foi realizada palestra com o tema "Gestão financeira em startups – Aspectos relevantes para fundadores e investidores". Na ocasião, de forma prática e didática, Denis Ferrari, da Azys, falou sobre a importância da gestão financeira para o bom funcionamento das startups.
Lana Castro enumera o que foi pauta no encontro: “Foram abordados tópicos relevantes para founders e investidores, tais como elaboração do pitch deck, definição do pró-labore, mudanças após receber investimentos, impacto do investidor anjo no negócio, expectativas dos investidores em relação à empresa e determinação do valuation”.
O Pitch Stop: Fonte foi apresentado pela startup Lauduz e startup Healthtech B2B, que desenvolveu a Primeira Plataforma de Telemedicina com Telemetria do Brasil, para tornar as teleconsultas mais completas e acessíveis.
“Os representantes apresentaram seu negócio, tiraram dúvidas dos presentes e tiveram uma ótima adesão dos colaboradores da Rede Gazeta, que participaram ativamente. Foi um momento de muita entrega”, avalia Lana Castro.
Já na quinta-feira, foi o dia da Banca SEEDES: Posicionamento de Mercado. O evento contou com 17 startups que passaram por avaliação do seu pitch comercial, em formato de vendas. A banca foi formada por profissionais da Rede Gazeta, Fapes e ecossistema, com formações voltadas para mídias, jornalismo, design, relações públicas etc.
Para Lana Castro, a banca foi muito produtiva. “Os participantes puderam trazer feedbacks muito ricos e completos sobre a marca, postura e visual adotados pelas startups do SEEDES, indicando pontos altos e sugestões de melhorias para gerar mais apelo ao público, mídia e mercado”, pontua a gestora.