Inovação em pauta: Espírito Santo projeta 1.000 startups até 2029 e SEEDES fortalece protagonismo capixaba

O Espírito Santo encerrou mais uma edição do Encontro Nacional de Startups com uma meta ousada e promissora: alcançar a marca de 1.000 startups ativas até 2029. A Feira InovaES, realizada no Clube Álvares Cabral, em Vitória, consolidou o papel estratégico do Estado no cenário da inovação brasileira e deu visibilidade a iniciativas como o Seedes, que impulsionam negócios de base tecnológica com forte potencial de impacto.
Durante os dias de evento, mais de 100 startups, incluindo 30 de outros estados, participaram da InovaES, movimentando o setor produtivo com estimativa de geração de R$ 20 milhões em negócios. A programação incluiu rodadas de investimento, painéis sobre tecnologia e empreendedorismo, além de espaços de conexão entre empresas, investidores, instituições públicas e universidades.
Um dos destaques foi o papel do Seedes, programa do Governo do Espírito Santo que tem acelerado o crescimento de empresas inovadoras com ações de fomento, mentorias especializadas, capacitações e conexões estratégicas. Startups aceleradas pelo programa participaram do evento apresentando soluções nas áreas de educação, saúde, mobilidade, sustentabilidade, entre outras.
“Tem muita gente pensando coisas novas, e é dessa forma que observamos a importância das startups, que trazem ideias inovadoras para solucionar problemas em áreas como saúde, telemedicina, educação e mobilidade urbana. Estamos fomentando esse movimento para fortalecer o nosso Estado, que já conta com um ecossistema muito forte. Além disso, temos investido em pesquisa aplicada, inovação na máquina pública e programas de aceleração, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados. Precisamos mostrar isso para a sociedade e dar às startups a oportunidade de se conectar com o setor produtivo e com fundos de investimento, que estão presentes em eventos como este”, afirmou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, durante a abertura do evento para o site A Gazeta.
A meta de atingir 1.000 startups até 2029 foi estabelecida com base em estudos iniciados em 2019 e alinhada com iniciativas como a implantação de parques tecnológicos, entre eles o Inova Serra, a Cidade da Inovação e o Distrito 28 e o fortalecimento de hubs de inovação, como o Fonte Hub, da Rede Gazeta.
A presença de startups como Luma, voltada para a educação inclusiva, e Sommie, que une inteligência artificial e enogastronomia, mostrou a diversidade de soluções sendo desenvolvidas com DNA capixaba. Ambas passaram por processos de aceleração que exemplificam a importância de políticas públicas estruturadas para a inovação. O Espírito Santo, aliás, já se destaca nacionalmente no segmento, principalmente por levar o nome de empresas que nasceram em solo capixaba, como é o caso do PicPay, Wine, Zero Esgoto e Jade, que hoje se consolidam como referências no cenário nacional e internacional da inovação.
A presença do Seedes reafirma o papel do Governo do Estado como agente ativo no fortalecimento do ecossistema de inovação. Por meio do programa, startups de diferentes setores ganham acesso a mentorias, apoio técnico, capacitações e articulações com fundos de investimento, impulsionando ideias que têm potencial de gerar impacto social e econômico em larga escala.
Para o subsecretário de Projetos Integrados da Secti, o Encontro Nacional de Startups foi um evento relevante de exposição do ecossistema capixaba de inovação, com startups locais e de outros estados. “O programa Seedes reforça sua marca e seu compromisso com o desenvolvimento de startups e empreendedores no Espírito Santo, buscando sempre novos parceiros e oferecendo grandes oportunidades.”
Com sua participação, o Seedes reforça seu compromisso em construir pontes, gerar oportunidades e acelerar o futuro da inovação capixaba. Ao reunir iniciativas públicas e privadas em um só espaço, o InovaES reafirmou o protagonismo do Espírito Santo na nova economia e evidenciou que, com programas como o Seedes, o caminho rumo às mil startups já está em construção e com bases sólidas.
Informações à Imprensa:
Mariana de Araujo Santanna
Especialista em Comunicação do Seedes
(27) 99239-7219
seedes.comunicacao@fapes.es.gov.br
Lízzie Almeida
Assistente de Comunicação do Seedes
(27) 99798-9521
seedes.comunicacao@fapes.es.gov.br