Como criar uma estratégia de marketing eficiente para sua startup: passos essenciais

29/05/2023 09h49

Quando se fala em estratégias de marketing, muitos empresários já torcem o nariz imaginando gastar rios de dinheiro e muito tempo até alcançar seus objetivos. Não que ter uma verba de marketing robusta não ajude, mas quando se trata de startups, sabemos que os recursos são sempre limitados. Por isso, é importante levar algumas coisas em consideração antes de começar a investir seu suado dinheirinho (ou do investidor).

Como adoro ditados populares, achei pertinente usar alguns para abordar os tópicos:

1 - Cada panela tem sua tampa

O primeiro passo é definir o público-alvo da sua startup. Quanto mais específico for o seu público, mais fácil será criar uma estratégia de marketing eficiente. Analise características como idade, sexo, localização geográfica, interesses e comportamentos para entender quem é o seu cliente ideal. Não acredite na ideia de que seu cliente é todo mundo. Sua mãe já dizia que você não é todo mundo!

2- Mantenha os amigos perto e os inimigos mais perto ainda

Conhecer seus concorrentes é importante para saber como se diferenciar no mercado. Analise o que sua concorrência está fazendo, identifique seus pontos fortes e fracos, e pense em como você pode se destacar de forma única.

3- É dando que se recebe

Crie uma proposta de valor. A proposta de valor é o que torna a sua startup única e atrativa para o seu público-alvo. Seja claro e objetivo ao comunicar os benefícios que a sua solução oferece aos clientes. Não enrole demais, vá direto ao ponto.

4- Uma andorinha sozinha não faz verão

A estratégia de comunicação é a forma como a sua startup se comunica com o público-alvo. Ela deve estar alinhada com a proposta de valor da empresa e com os canais de comunicação mais adequados para o seu cliente. Defina o tom de voz da sua comunicação, as mensagens-chave e os canais utilizados para se comunicar com o público.

5- Água mole, pedra dura, tanto bate até que fura

Venda, venda, venda (leia com a voz do Bottini). A estratégia de vendas é fundamental para garantir que a sua startup tenha resultados positivos. Você pode optar por um time de vendas outbound, que busca ativamente novos clientes, ou um time de inbound, que atrai clientes através de conteúdo relevante e de qualidade. Independentemente da opção escolhida, é importante definir os processos de vendas e os indicadores de desempenho para avaliar os resultados. E, por favor, se ainda não se considera, olhe agora no espelho e se promova imediatamente ao vendedor(a) número um do seu negócio.

6- Quem não tem cão, caça com gato (ou como gato)

Com recursos limitados, é importante definir um orçamento para a sua estratégia de marketing. Avalie as opções disponíveis e defina quais ações valem mais a pena serem investidas, sempre considerando o retorno esperado. Seja criativo, afinal, você é brasileiro(a).

 

7 - O hábito faz o monge

Consistência e análise dos resultados são fundamentais para orientar o seu caminho. Mensurar os resultados das suas ações de marketing é crucial para entender o que está funcionando e o que precisa ser ajustado. Defina indicadores de desempenho e avalie periodicamente os resultados, realizando ajustes na estratégia sempre que necessário.

 

8 - Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje

 

Lembre-se: Seu próximo conteúdo sempre será melhor que o anterior e pior que o próximo. Não espere pelo momento ideal, pela verba perfeita ou pela equipe mais bem treinada, e muito menos por um sinal do céu. Apenas comece, agora!

 

(CASE) Quem não aprende com os outros, aprende com a vida

 

Você já ouviu falar no caso do "Member Get Member" do Dropbox? Essa estratégia permitiu que a empresa crescesse exponencialmente sua base de usuários sem gastar milhares de dólares em aquisição.

 

A ideia do "Member Get Member" era simples: a cada amigo que você indicasse para se inscrever no Dropbox, você ganhava mais espaço de armazenamento na plataforma. E quanto mais amigos você indicava, mais espaço ganhava!

 

Essa estratégia de marketing incentivava os usuários a convidarem amigos e familiares para se inscreverem no Dropbox, o que contribuiu para aumentar exponencialmente o número de usuários na plataforma. Além disso, essa estratégia de marketing gerou um grande buzz nas redes sociais e na mídia, pois era uma novidade no mercado e oferecia um incentivo muito atrativo para os usuários.

 

Com o "Member Get Member", o Dropbox conseguiu aumentar sua base de usuários de forma exponencial, sem gastar muito dinheiro em publicidade tradicional. Isso foi fundamental para o sucesso da empresa nos primeiros anos de operação.