As melhores práticas para fazer networking na indústria de startups: como construir sua rede de contatos

12/05/2023 15h14

No mundo corporativo, saber construir conexões e manter relações empresariais de forma ativa são ações valorizadas. Isso porque, o networking empresarial torna-se essencial para que os objetivos tenham o máximo de chances possíveis de sucesso.

 

Dessa forma, para sócios, clientes e investidores atuarem de maneira estratégica, é necessário que bons negócios sejam fechados e cresçam satisfatoriamente.

 

As empresas de alto potencial de crescimento, com negócios escaláveis, são as startups e, por isso, também devem investir estrategicamente em ações práticas que ajudem a gerar valor, construindo uma rede de contatos forte e eficiente.

 

Assim, como em qualquer outro tipo de relação, a construção de uma rede de contatos no ambiente corporativo das startups precisa ser feita de forma consistente e com qualidade. Por isso, elaboramos uma série de dicas sobre as melhores práticas para construir um networking valioso.

 

Nesse artigo, você vai acompanhar as vantagens e quais as principais medidas que devem ser tomadas para construir um bom networking e, assim, obter os melhores resultados. Confira.

 

Entenda a importância do networking

 

Para avançar nos negócios e conseguir se colocar no mercado de forma consolidada, é preciso construir relações inteligentes, ampliando sua rede de contatos. Com isso, o networking passa a ser um grande aliado ao conectar diferentes tipos de profissionais e seus negócios.

 

De forma simples, networking vem do inglês e significa rede de contatos ou rede de trabalho, o que indica uma importante ação para trocar informações valiosas sobre o mercado e, consequentemente, agregar valor ao próprio negócio.

 

Uma prova dessa importância é a iniciativa do Banco Itaú, o Cubo Itaú, uma comunidade de startups que ajuda a fortalecer relações, gerar novas oportunidades de negócios e aproximar CEOs de novos investidores e de potenciais parcerias.

 

Na construção de uma rede de contatos diversificada no ambiente corporativo, as startups passam a inovar suas práticas de empreendedorismo e a ganhar maior visibilidade no mercado, desenvolvendo um trabalho com mais qualidade e responsabilidade.

 

Como fazer networking com qualidade?

 

Por mais que seu negócio seja relevante e consiga solucionar a demanda do seu cliente, é claro que há sempre como melhorar. Sendo assim, quando há uma troca de informações entre empreendedores dos mais diversos segmentos, é sempre útil ouvir as ideias de fora.

 

Pensando nisso, e em todas as vantagens que um bom networking pode proporcionar, separamos algumas medidas práticas para você adotar:

 

Participe de eventos corporativos

 

Pode até ser um ditado popular, mas também com certeza é algo a ser levado em consideração na estratégia de networking: “Quem é visto, é lembrado”.

 

Sendo assim, é fundamental investir na visibilidade da empresa e, portanto, estar presente nesses tipos de eventos é uma ótima oportunidade para ampliar os contatos e criar conexões.

 

Com a ajuda da tecnologia, essa etapa pode ser facilitada não somente por eventos presenciais, mas também on-line. Dessa forma, o próximo passo pode ser um encontro mais pontual ou mesmo uma conversa inicial e informal.

 

O fato é que participar de eventos do seu segmento ou semelhantes é uma excelente iniciativa para criar vínculos.

 

Utilize as redes sociais para a sua estratégia de networking

 

Outra dica superimportante para o processo de construção de contatos fortes e consolidados é saber utilizar as redes sociais. Uma vez que sua marca e você se tornam presenças fortes na internet, é possível trabalhar com ganhos em visibilidade e credibilidade.

 

Sendo assim, crie conteúdo relevante e alimente regularmente as redes sociais, uma alternativa interessante é fazer parte de grupos no LinkedIn e Facebook, por exemplo. Com isso, é possível ultrapassar as barreiras geográficas e ampliar ainda mais sua rede de contatos.

 

A interação que as redes permitem é o fator principal para que as relações tenham início e consigam ser ativas de forma positiva. Então, saiba aproveitar e invista em um bom marketing de relações.

 

Demonstre interesse

 

Seja de forma presencial ou online, em uma estratégia de networking, é essencial saber se mostrar interessado e não somente interessante.

 

Diante disso, trabalhar para que ambas as partes sejam beneficiadas envolve também buscar assuntos de interesse em comum, compartilhar informações pertinentes e ser prestativo na dose exata.

 

Analise os resultados

 

Por fim, com base em cada ação na construção de uma rede de contatos valiosa para as startups, é fundamental não esquecer de observar o que funcionou ou não e realizar possíveis ajustes.

 

O mercado é enorme, portanto há sempre novas oportunidades e parcerias para serem trabalhadas.

 

Gostou das dicas? Que tal marcarmos uma conversa? Clique aqui e vamos bater um papo! Eu sou a Lívian, CEO da AZO Cuidados 💙

Tópicos:
ARTIGOS, STARTUPS