SEEDES: Últimos dias para se inscrever no primeiro programa de aceleração público de startups do Espírito Santo

27/06/2022 14h34 - Atualizado em 27/06/2022 14h45
Foto: Freepik

Termina no próximo sábado (02), o prazo de inscrições para a primeira edição do SEEDES - Startups e Empreendedorismo Estadual em Desenvolvimento no Espírito Santo, programa público de aceleração de startups do Estado, no qual serão investidos R$ 5,5 milhões no total.

Serão selecionadas até 30 startups de todo o País, que receberão até R$ 100 mil em recursos. O SEEDES será executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e terá duração de seis meses.

“Termos o primeiro programa de aceleração pública do Estado significa desenvolvimento para o ecossistema de inovação e para a economia, além da ampliação da visibilidade desse potencial”, afirma a diretora-presidente da Fapes, Cristina Engel. 

Além disso, a realização do programa é importante para o ecossistema nacional, porque acontece em meio a uma fase de expansão e qualificação do empreendedorismo de base tecnológica brasileiro, com quebra de recordes na captação de investimentos por startups e fortalecimento dos ecossistemas estaduais. 

“O Plano de desenvolvimento do Estado do Espírito Santo é arrojado e consistente. Tenho certeza que o SEEDES vem para consolidar essa estratégia e ser um marco para a inovação nacional”, destaca Paulo Vitor Guerra, CEO do IEBT - empresa à frente das operações de seleção e aceleração.

Um dos requisitos da aceleração de startups no SEEDES é que as empresas participantes do programa se fixem, durante a execução do programa, em território capixaba. 

SEEDES foi inspirado em um programa que já é sucesso nacional

A construção do SEEDES foi inspirada em outro programa que já é sucesso nacional: o Seed-MG, programa de aceleração de startups do governo de Minas Gerais. Em 2022, a aceleradora chegará à sua sétima edição e já impulsionou negócios de grandes startups, como a BeerOrCoffe, empresa que revolucionou o mercado de coworking nacional. 

Para O CEO da Interact Place, Guilherme Frade, startup participante da edição 2021 do Seed-MG, o programa mudou o ânimo de toda a empresa, além dos efeitos positivo que surtiram no mercado e “com os nossos clientes, porque estávamos fazendo parte do programa”.  

A expectativa do governo capixaba, portanto, é criar um fluxo de fomento ao empreendedorismo de base tecnológica, que terá início com a aceleração oferecida no SEEDES, mas não se encerrará ao final desse período.

Segundo a Fapes, a partir da aceleração de startups na primeira edição do SEEDES, os resultados guiarão o caminho para que o Governo do Estado, por meio da Fundação, possa dar continuidade às ações de fortalecimento do ecossistema capixaba de inovação.

O SEEDES

O Startups e Empreendedorismo Estadual em Desenvolvimento no Espírito Santo (SEEDES) é um programa de aceleração totalmente financiado por recursos públicos, realizado pelo Governo do Espírito Santo por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). O seu principal propósito é impulsionar o desenvolvimento de empresas e ideias inovadoras, gerando impactos positivos em níveis econômico e social, fortalecendo a transferência de conhecimento entre os empreendedores apoiados e o ecossistema local.

As inscrições vão até 2 de julho, às 17:59. Acesse:  https://seedes.es.gov.br/

 ➤ Perfil das startups participantes: O SEEDES destina-se a startups ou empresas de base tecnológica com ideias, produtos e serviços inovadores, que já estejam operando e disponíveis ao público.

➤ Programa de aceleração presencial: Não é preciso ser capixaba ou morador permanente do Espírito Santo para participar do SEEDES. Porém, para o período de aceleração, é exigido das startups que os membros da equipe inscritos no processo permaneçam no Estado durante o programa.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Fapes

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1867

comunicacao@fapes.es.gov.br

 

Especialista em Comunicação do Seedes

Mariana de Araujo Santanna

(27) 992397219

seedes.comunicacao@fapes.es.gov.br