Pitch & Pizza reúne startups aceleradas pelo Seedes para apresentação a investidores e parceiros do ecossistema
O Programa Seedes, primeiro programa público de aceleração de startups do Espírito Santo, realizou, na última quarta-feira (11), o evento Pitch & Pizza, reunindo as startups aceleradas no segundo ciclo para a apresentação de suas soluções a investidores e parceiros estratégicos do ecossistema de inovação capixaba. O evento aconteceu no HubES+, no Centro de Vitória.
A dinâmica do evento consistiu em apresentações de até três minutos para cada startup, seguidas de networking entre startups e representantes de fundos de investimento, instituições de fomento e organizações de apoio ao empreendedorismo. O objetivo foi proporcionar visibilidade aos negócios acelerados, fortalecer conexões com o mercado e selecionar as startups que irão se apresentar no Demoday, evento que marca o encaminhamento para a reta final do segundo ciclo do programa.
Entre os parceiros e investidores presentes estiveram Stars, ACE, Quartzo, Investor Tech, Blau Consultoria, ABMEN-ES (Associação Brasileira de Mentores de Negócios), Arandu Comunicação e Naiana Moraes, representando o Ministério da Agricultura, por meio do MAPA Conecta.
O evento também contou com a presença do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Bruno Lamas, que destacou o papel estratégico do Seedes como política pública de inovação. Para ele, o programa vai além da aceleração de negócios e gera impacto direto no desenvolvimento econômico do Estado. “O Seedes é um programa que transforma a vida das pessoas, fortalece o ecossistema de inovação e oferece apoio real a ideias inovadoras, com boa mentoria e recursos públicos voltados a uma agenda que é prioridade do Governo do Estado”, afirmou o secretário.
Além de promover visibilidade às startups, o Pitch & Pizza também se consolida como um espaço de validação prática das soluções desenvolvidas ao longo do ciclo de aceleração. Ao apresentar seus modelos de negócio diante de investidores e especialistas, os empreendedores têm a oportunidade de testar sua proposta de valor, receber críticas qualificadas e ajustar estratégias antes da etapa final do programa.
Nesse contexto, o evento se torna um momento-chave de amadurecimento dos projetos, aproximando o ambiente de inovação do mercado real e estimulando uma cultura de performance, clareza de discurso e foco em tração.
Na avaliação do Subsecretário de Projetos Integrados da Secti, Matheus Benincá, o Pitch & Pizza representa um marco dentro da jornada das startups no programa. Segundo ele, o momento permite que os empreendedores percebam a própria evolução ao longo da aceleração. “O evento demonstra a maturidade das startups, principalmente na forma como comunicam suas soluções, além de criar um ambiente de conexão com potenciais investidores e atores do ecossistema, o que gera aprendizado e também uma pressão positiva”, destacou.
A presença de investidores e representantes de fundos reforça o caráter estratégico do Pitch & Pizza como ponte entre inovação e capital. Mais do que uma vitrine institucional, o evento funciona como um espaço real de prospecção, onde as startups são avaliadas sob critérios de mercado, como modelo de negócio, escalabilidade, potencial de retorno e capacidade de execução.
Esse ambiente contribui para fortalecer a mentalidade empreendedora dos participantes, que passam a compreender com mais clareza as exigências do ecossistema de investimento e os próximos passos necessários para avançar em suas jornadas de crescimento.
A perspectiva dos investidores reforçou a importância do evento como espaço de prospecção e acompanhamento das startups. Para Bruna Dartora, da Quartzo Capital/Funses1, a proximidade com os negócios acelerados é essencial para identificar oportunidades de investimento. “É fundamental acompanhar a evolução dessas empresas, entender seu acesso ao mercado e nível de tração para avaliar o momento certo de entrar com um suporte de capital mais robusto, visando a expansão”, explicou.
Já Alessandro Dadalto, da InvestorTech Ventures, ressaltou o valor do evento como vitrine de oportunidades. “Para nós, investidores, é a chance de conhecer quase 30 soluções diferentes e avaliar possibilidades reais de investimento. Essa troca é muito rica tanto para quem investe quanto para as startups, que têm a experiência de apresentar diretamente para potenciais parceiros”, afirmou.
O Pitch & Pizza integra a reta final do segundo ciclo do Seedes e funciona como uma etapa preparatória para o Demoday, quando as startups selecionadas apresentarão suas soluções em um evento de encerramento do programa. A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento do ecossistema de inovação, conectando empreendedores, investidores e instituições em torno do desenvolvimento econômico e tecnológico do Espírito Santo.
Informações à Imprensa:
Mariana de Araujo Santanna
Líder de Comunicação do Seedes
(27) 99239-7219
seedes.comunicacao@fapes.es.gov.br
Lízzie Almeida
Assistente de Comunicação do Seedes
(27) 99798-9521
seedes.comunicacao@fapes.es.gov.br