Como estabelecer uma cultura de inovação na sua startup: exemplos de empresas inovadoras.

29/05/2023 09h50

Para Eric Ries, a startup é uma instituição humana com o objetivo de criar novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza. Assim, a inovação também é necessária para própria sobrevivência de uma startup, o empreendedor precisa buscar de forma contínua metodologias ágeis para dentro de seu negócio com objetivo de otimizar recursos. Mas como implementar uma cultura de inovação na sua startup?

Eu sou a Ana Paula Martins, cofundadora e COO da Multifidelidade, atuo no setor de inovação e gestão estratégica de negócios há mais de 10 anos. Neste texto, a convite do SEEDES, vou compartilhar um conteúdo sobre cultura de inovação e citar empresas que se destacam por suas capacidades de inovar constantemente.

Antes de falarmos sobre as empresas inovadoras, vamos primeiro ao conceito de o que é inovação. Inovação é fazer algo novo (uma nova ideia, um novo serviço, etc.), ou então fazer algo já conhecido, mas de uma maneira diferente (inovadora). Inovação requer criatividade e coragem para traçar um caminho que ninguém traçou antes. A cultura de inovação está presente nas empresas que mais se destacam na nova economia. Isso porque, pessoas e empresas que respiram inovação conseguem criar e se reinventar com mais facilidade e rapidez em tempos de incertezas, como os cenários atuais.

Compreender o que é cultura de inovação é fundamental para otimizar processos dentro de uma startup, estimulando a criatividade dos colaboradores para alcançar melhores resultados. É importante o entendimento que a cultura de inovação é formada pela soma de hábitos e valores, o que que promove a criatividade e apoia a geração de ideias vinda de todos os setores da empresa. E para que o ato de inovar seja uma realidade autêntica, não basta que a inovação seja designada a uma área específica, mas que esteja embutida em todas as áreas e pessoas das empresas.

É assim que grandes transformações costumam ocorrer no mercado, na sociedade e no mundo. Dessa forma, empresas inovadoras buscam a todo momento impactar o cenário em que vivem e promover transformações por meio dos seus produtos e/ou serviços. A inovação não acontece por acaso. Ela consiste em um conjunto de práticas sistemáticas para se atingir resultados. Ainda assim, é possível encontrarmos alguns elementos indispensáveis à consolidação de uma cultura de inovação.


Para estabelecer uma cultura de inovação na sua startup, aqui estão algumas sugestões:

Definir uma visão e missão inovadoras: Comece definindo uma visão e missão para a sua startup que inspire e encoraje a inovação. Uma visão clara e definida ajudará a manter todos na mesma página e a trabalhar em direção a um objetivo comum.

Encorajar a experimentação: Crie um ambiente onde as pessoas se sintam confortáveis em experimentar novas ideias e abordagens. Permita que sua equipe teste e experimente ideias novas, mesmo que isso signifique falhar de vez em quando.

Incentivar a colaboração: Estimule a colaboração e o compartilhamento de ideias entre os membros da equipe. Crie um ambiente aberto e inclusivo, onde todos possam contribuir e se sentir valorizados.

Criar um processo de inovação: Estabeleça um processo de inovação estruturado que permita que ideias novas sejam geradas, avaliadas e implementadas. Considere a criação de um sistema de gerenciamento de ideias para coletar ideias de todos os membros da equipe.

Aprender com os erros: Reconheça que a falha é uma parte natural do processo de inovação e encoraje a equipe a aprender com os erros. Isso ajudará a construir uma cultura que valoriza a experimentação e a busca constante de soluções melhores.

Investir em treinamento e desenvolvimento: Ofereça oportunidades de treinamento e desenvolvimento para a sua equipe. Isso ajudará a manter a equipe atualizada sobre as últimas tendências e tecnologias e encorajará uma cultura de aprendizado contínuo.

Reconhecer e recompensar a inovação: Reconheça e recompense as ideias e esforços inovadores da sua equipe. Isso ajudará a criar uma cultura na qual a inovação é valorizada e incentivada.


Lembre-se, estabelecer uma cultura de inovação leva tempo e esforço, mas pode ser uma maneira poderosa de impulsionar o crescimento da sua startup. Existem muitas empresas que têm uma cultura de inovação e que se destacam por sua capacidade de inovar constantemente. Alguns exemplos são:

Apple: A empresa liderada por Steve Jobs sempre foi conhecida por sua cultura de inovação, que tem sido um fator chave para o sucesso da empresa ao longo dos anos. A Apple é conhecida por introduzir produtos revolucionários, como o iPhone, o iPod e o iPad, que mudaram a forma como as pessoas interagem com a tecnologia.

Google: A empresa de tecnologia liderada por Larry Page e Sergey Brin é outra empresa conhecida por sua cultura de inovação. A Google é conhecida por oferecer aos seus funcionários tempo livre para trabalhar em projetos paralelos, o que muitas vezes resulta em ideias inovadoras que acabam sendo implementadas no negócio principal da empresa.

Amazon: A Amazon é uma empresa que também se destaca por sua cultura de inovação. A empresa é conhecida por sua abordagem orientada para o cliente e por investir fortemente em tecnologia para melhorar a experiência do cliente. A Amazon também é conhecida por lançar novos produtos e serviços regularmente, como o Amazon Echo e o Amazon Prime.

Tesla: A Tesla é uma empresa que está inovando no setor automotivo, com o objetivo de criar um mundo mais sustentável. A empresa é liderada por Elon Musk, que é conhecido por sua visão inovadora e por sua capacidade de pensar fora da caixa. A Tesla é conhecida por lançar novos modelos de carros elétricos regularmente e por investir em tecnologias inovadoras, como baterias de íons de lítio.

Netflix: A Netflix é uma empresa de entretenimento que mudou a forma como as pessoas assistem a filmes e séries de TV. A empresa é conhecida por sua cultura de inovação e por sua capacidade de prever as tendências do mercado. A Netflix investe fortemente em tecnologia para melhorar a experiência do usuário e para fornecer conteúdo personalizado aos seus assinantes.

Não podemos deixar de fora exemplos brasileiros, também temos ótimos exemplos de empresas com cultura de inovação forte no Brasil. Segue:

Natura: A Natura é um exemplo de empresa que foca no bem-estar dos funcionários e se destaca entre as organizações brasileiras com uma cultura organizacional forte. O lema “bem estar bem” pode ser percebido também no ambiente interno, pois a companhia busca valorizar cada colaborador. A organização é um exemplo de people first, ou seja, coloca as pessoas em primeiro lugar e, em consequência disso, os resultados melhoram e a cultura se consolida, pois os funcionários se sentem valorizados e mais conectados com a companhia.

Embraer: A Embraer é considerada uma referência no mercado quando o assunto é inovação. A companhia investe anualmente quase 10% da sua receita em pesquisa, desenvolvimento, inovação e melhorias industriais – percentual acima da média mundial, que é de cerca de 4,5%. Em 2012, a empresa criou a área de cultura de inovação para incentivar alguns comportamentos, por meio de programas de mentorias, novos conhecimentos, programa de intraempreendedorismo, entre outras iniciativas.


Estes são apenas alguns exemplos de empresas que têm uma cultura de inovação e que estão constantemente procurando novas maneiras de melhorar seus produtos e serviços.



E a Multifidelidade? Somos uma empresa inovadora?

Multifidelidade é uma startup Fintech Loyalty com um modelo disruptivo em que o próprio programa de fidelidade é uma conta de pagamento, permitindo entregar recompensas dez vezes maiores e de forma instantânea, através de um checkout de pagamento seguro e ágil. Utilizando inovação para conectar pessoas com marcas de uma forma rápida e emocional.

Em 2023, a Multifidelidade inaugurou um novo espaço: o Multi Hub. Já percebeu o quanto o espaço em que trabalhamos contribui para nossa produtividade? Com a mudança para um novo endereço, a Multifidelidade fez questão de criar um espaço cool que tivesse inovação e sustentabilidade, em um ambiente colaborativo. Derrubar paredes fazendo com que o escritório se transforme em um ambiente colaborativo é uma excelente maneira de incentivar a cultura do compartilhamento e o trabalho em equipe. Bora inovar também?