A jornada empreendedora: o começo nem sempre é fácil
Sair de um estado atual para um ideal exige vários (pequenos) movimentos, e um desafio é compreender que por trás disso podemos encontrar algumas coisas como: transição, consistência, mentalidade, liderança. Conceitos que vamos precisar amadurecer nesse caminho de erros e acertos.
E isso me faz lembrar um velho ditado: “um erro é apenas uma oportunidade de crescimento e aprendizado”. Sim, acho que nunca devemos acreditar que sabemos o suficiente. Há sempre algo mais para aprender, tanto na vida, quanto nos negócios. Talvez podemos chamar isso de “progresso”. Como você chamaria?
Sempre que começamos algo, é normal buscarmos algumas referências, conectar as pontas, mas, ainda mais importante, é entender os possíveis desafios e erros que costumam surgir nesse momento e, sim, aprender com as estatísticas e erros dos outros. E para ajudar, vamos listar alguns:
1- Pulando etapas de validação: Apego ao produto e não ao problema 😬
“Uma vez que você se apega emocionalmente a uma ideia, perde a objetividade. Depois disso, você está em sua própria bolha olhando o mundo através de lentes coloridas. Você pode até pensar que os outros ‘não estão entendendo’, pois é óbvio para você que você está certo (e os outros estão errados).” Rajesh Setty
Para o sucesso de uma startup early stage, ou que está começando, umas das primeiras coisas que importa é chegar ao fit entre problema-solução. Infelizmente, muitas delas falham antes que o product/market fit aconteça. Às vezes, criam soluções para problemas e mercados que não existem. Porém, este é um processo contínuo, afinal o comportamento do consumidor sempre está evoluindo e é preciso acompanhar as tendências.
Uma rotina importante é investigar suas hipóteses para validar o produto. Entender o problema que está tentando resolver é crucial para seu negócio, pois a partir dele você pode criar suas vantagens competitivas e definir melhor seu posicionamento no mercado.
Antes de desenvolver novos produtos, você pode utilizar recursos como matriz CSD, entrevistas, testes A/B em landing pages com chamadas diferentes, no-code tools para interagir de forma prática com potenciais clientes e entender melhor suas necessidades e, assim, validar suas hipóteses.
2- Desconhecer o mercado e concorrentes
Percebemos também que muitas startups ainda não investigam o suficiente para descobrir se há demanda para seu produto ou serviço ou se há concorrência expressiva e quais são elas.
Embora haja uma dor a ser resolvida, precisamos entender se há mercado suficiente para ela ($). Grandes referências e nomes de fundos de investimento afirmam que mercado é o fator mais importante no sucesso ou fracasso de uma startup.
Vale lembrar que Product/market fit não é quando os clientes param de reclamar e ficam totalmente satisfeitos. Eles nunca vão parar de reclamar. Eles "nunca" ficarão totalmente satisfeitos. Product/market fit é quando eles param de sair, já dizia Brian Balfour.
Por isso, a partir do problema, é importante entender quem são seus clientes em potencial além das suas necessidades e preferências. Após esse mapeamento, é preciso entender como garantir uma vantagem competitiva diante dos concorrentes diretos/indiretos para construir uma proposta de valor única. Isso te ajudará a criar um diferencial e a definir seu posicionamento.
💡Leitura: O que importa mais em uma startup: time, produto ou mercado?
3- Não controlar fluxo de caixa 💸
Um dos principais motivos pelos quais os negócios falham é a falta de fluxo de caixa. É importante acompanhar suas despesas e receitas para garantir que tenha dinheiro suficiente para cobrir suas despesas operacionais e pagar a si mesmo e a seus funcionários.
Monitore seu fluxo de caixa de perto. Mantenha registros precisos de suas despesas e receitas e crie um orçamento para seu negócio. Considere o uso de um software de gestão financeira para ajudá-lo a gerenciar suas finanças ou a velha planilha excel.
4- Não buscar feedback de clientes x Retenção 👂
Seja na fase de validação ou quando o produto já está no mercado, muitos empreendedores iniciantes ainda não prestam atenção suficiente ao feedback dos clientes. Eles podem estar tão focados em sua visão para o negócio que não prestam atenção às necessidades e preferências dos clientes.
Esse comportamento pode refletir na retenção x churn. A retenção é provavelmente a parte mais difícil do funil de otimizar, mas é necessária para qualquer negócio crescer.
Dentro da rotina, solicite feedback de forma frequente. Use-o para melhorar seus produtos ou serviços e para entender as necessidades dos clientes e, assim, garantir retorno mais efetivo e LTV.
Entender estes pontos irão ajudar a guiar os próximos passos, seja uma nova atualização de produto, uma pivotagem ou uma mudança de estratégia.
5- Resistência à mudança 🐢
No mundo de startups e negócios, a única certeza são as mudanças. Mas é natural do ser humano resistir em algumas situações. Muitas vezes essa resistência pode estar ligada apenas a algum apego, como também à insegurança e medo ou falta de clareza, mesmo.
Negócios são, por natureza, associados a riscos e geralmente temos 3 principais estágios após a ideação/MVP : tração, seguido de uma transição para a etapa de growth. Independente do momento e etapa que está, precisamos entender que o que deu certo num estágio não necessariamente vai impulsionar o sucesso no outro. As pessoas, processos, métricas, mentalidade precisam se adaptar à medida que seu produto e empresa fluem por esses estágios.
Como humanos, tendemos a fazer algumas coisas como:
- Superestimar a probabilidade de sucesso.
- Quando algo deu certo e foi bem sucedido, assumimos que sabemos o que o tornou um sucesso.
Testar hipóteses, se amparar em métricas, feedback e experimentos vão te ajudar a desenvolver mais confiança no processo, mas principalmente indicar caminhos.
Esses são apenas alguns erros comuns. Frequentemente encontramos outros voltados à questão de liderança, vendas, gestão contábil etc. Nesse processo é importante estar aberto aos aprendizados e conexões que podem tornar este caminho um pouco mais fácil 💜
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